quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Workshop Inspirações para o Design de Moda verão 2010-2011



LANÇAMENTO DO WORKSHOP: - AUDITORIO JOSÉ LUIZ BARBOSA DO SEBRAE-DF – DIA 29/09 ÀS 19:00H - Gratuito

Evento de lançamento da nova publicação, Diário de Inspirações para o Design de Moda - Verão 2010-2011, parte integrante do KIT Inspirações, com palestra conduzida por especialista do SENAI-CETIQT, visando promover o encontro de diversas empresas dos setores têxtil, de confecção e de moda.
Seguido de Coquetel
RSVP: Nos telefones citados no convite


LABORATÓRIOS DE CRIATIVAÇÃO (Ver valor): SEBRAE-DF – 1º Andar – SALA 11 - DIAS: 30/09 01 e 02/10 – Manhã e Tarde

Atividades práticas orientadas por especialistas do SENAI-CETIQT, na aplicação de metodologia diferenciada ao estímulo do processo criativo, a partir de uma visão ampla da moda relacionada a outras expressões de comportamento e de consumo, mantendo sempre um paralelo com as ações de mercado. Serão realizados 2 (dois) laboratórios simultâneos (com 12 horas-aula/cada) ao longo de três dias consecutivos, tendo o Diário de Inspirações como ferramenta essencial ao processo criativo.

Divisão de carga horária para os 02 (dois) Laboratórios de Criativação:
1º TURMA : Manhã, das 8h às 12h, e
2º TURMA: Tarde, das 13h às 17h; ( Número máximo de participantes por turma 20 pessoas)

TABELA DE PREÇOS DO LABORATÓRIO DE CRIATIVAÇÃO

VÁLIDO ATÉ DIA 21/09 : 300,00 (1 Pessoa) –
250,00 (p/ cada 2 Pessoas da mesma empresa).

VÁLIDO DE 22 A 30/09: 330,00 (1 Pessoa) – ( 2x no Cartão)
280,00 (p/ cada 2 Pessoas da mesma empresa).
* Pagamento pode ser dividido em até duas vezes no cartão de crédito.

Atividades Metodológicas:
Cada participante do Laboratório receberá 1 exemplar do Diário de Inspiração, a ser disponibilizado pelo SEBRAE DF;
Serão desenvolvidos painéis com o objetivo de identificar o perfil do público-alvo de cada segmento de produto;
Será discutida a importância do alinhamento do perfil do público-alvo à identidade da marca;
Os participantes exercitarão análise comparativa do perfil do público-alvo de cada segmento com os perfis/personagens propostos no Diário de Inspirações;
Exercícios de adequação dos elementos de inspiração aos perfis de público-alvo serão orientados pelo especialista coordenador das atividades do Laboratório;
Os participantes desenvolverão mini coleções baseadas nos exercícios de inspiração.
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Release sobre a palestra de lançamento do Caderno de Tendências do Senai/Cetiqt.
O CENTRO DE TECNOLOGIA DA INDÚSTRIA QUÍMICA E TÊXTIL - CETIQT - é referência para todos os temas dossetores têxtil e de confecção: EDUCAÇÃO, MODA E DESIGN, COR, CONSULTORIAS, SERVIÇOS e INFORMAÇÃO. Navegue por eles e conheça o que há de melhor para a cadeia têxtil e para você.
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Novos perfis de consumo vão inspirar produtores de moda
Vanessa Bri
Brasília - As estações do ano estão deixando de ser a principal referência para o lançamento das coleções de roupas e acessórios. O mercado de moda está cada vez mais atento aos perfis culturais e comportamentais dos consumidores do que na mudança das estações. Para empresários do setor, essa percepção pode significar a sobrevivência de seus negócios e marcas.Essa premissa é o alicerce do Caderno Inspirações para o Design de Moda Verão 2010 – 2011, editado pela parceria Senai-Cetiqt/Sebrae Nacional, a ser lançado nos pólos de moda do País a partir da segunda quinzena de julho.As propostas para o desenvolvimento das coleções do próximo verão, presentes na publicação, foram elaboradas de acordo com seis perfis de consumo: realista (pragmático ou prospectivo); mítico (instrumental ou sensorial); e criativo (engenhoso ou imaginativo).A tiragem da publicação é de cinco mil exemplares, que estarão à disposição dos empresários confeccionistas nos postos do Sebrae. Além da publicação, as instituições parceiras vão realizar workshops e laboratórios de criativação nos pólos de moda interessados, visando ao aprofundamento nas informações contidas no caderno.CriativaçãoCriativação é o exercício da criatividade, através do processo de criar, explica Kátia Pires, gerente do Instituto de Design e coordenadora do Projeto Caderno Inspirações para o Design de Moda, no Senai/Cetiqt. "É preciso embasamento e metodologia para criar. Todo mundo que cria tem um banco de dados cultural, técnico e de experiência de vida", afirma. Não se cria nada do vácuo, enfatiza a gerente. "É preciso pesquisar, selecionar e tratar a informação, antes de iniciar o processo criativo, propriamente dito", resume.Os workshops e laboratórios de criativação, que poderão ser promovidos nos pólos de moda junto ao lançamento do Caderno Inspirações para o Design de Moda Verão 2010 – 2011, objetivam a realização de exercícios de criação das coleções, tendo como base os perfis de consumo e propostas da publicação para os seguintes segmentos de moda: feminina, masculina, praia, fitness, infantil, jeans, uniformes, íntima (lingerie), e acessórios.A bagagem cultural dos participantes será extremamente importante nos workshops e laboratórios de criativação. Os exercícios terão como objetivo trazer à tona os estilos de roupas e acessórios de cada região brasileira. A idéia é deixar de copiar o que vem de fora do País, e dar vazão ao jeito nacional de vestir e fazer moda.O Caderno Inspirações para o Design de Moda é uma iniciativa do Senai/Cetiqt e Sebrae Nacional destinado, especialmente, a micro e pequenas empresas e vem sendo editado, semestralmente, para os períodos outono/inverno e primavera/verão, desde 2005.Essa publicação tem-se firmado como material informativo valioso para o setor confeccionista de vestuário brasileiro, conforme opiniões de empresários donos de marcas, estilistas, formadores de opinião etc. "Não se trata de um caderno de tendências. É um caderno de inspirações, pois visa oferecer referências nacionais para o desenvolvimento das coleções", ressalta Kátia.Moda no mercado globalizadoNo mercado globalizado, as respostas da indústria de moda devem ser rápidas, pois as mudanças nos padrões de consumo são velozes. Essas características estão causando enormes mudanças no mundo fashion."Estamos numa transição. No futuro próximo, empresas de moda vão lançar várias minicoleções, ao longo do ano, sem vínculo com a mudança das estações", prevê Kátia. No Brasil, esse caminho será facilmente construído, já que o País possui praticamente duas estações: inverno e verão.As mudanças climáticas - mais do que a mudança das estações - estão se tornando elementos-chave na criação das coleções. "Não se cria mais roupa porque é verão ou inverno", define a gerente. As temperaturas mais altas em todo o planeta estão mexendo com os padrões e modo de vestir das pessoas.Diante da nova visão de mundo, mercado e consumo, a moda brasileira tem muitas oportunidades pela frente. O estilo brasileiro de ser, lúdico, criativo e leve, é bem-vindo no mercado globalizado. "A moda brasileira encanta lá fora pelo que temos de original, pelo que é nosso", esclarece Kátia.No entanto, é preciso fugir do lugar-comum, que relaciona a brasilidade apenas com sol, samba, carnaval e futebol. "Temos que valorizar a bagagem cultural pessoal e regional dos criadores de moda", diz a gerente. "Se as roupas ficassem todas iguais, pasteurizadas, perderíamos criatividade, diversidade e negócios", justifica.No próximo verão, as pessoas continuarão procurando mais conforto nas roupas. "Ao contrário do inverno, quando procuram elaborar mais suas imagens, no verão elas procuram roupas mais leves e limpas", diz Kátia. Os detalhes e acessórios é o que farão a diferença.Consumidores cultos são menos aficionados e não se restringem aos ditames da moda. "Quanto mais informado é o público, mais livre da interferência das tribos e ditaduras de grupo", observa Kátia. O mercado está vivendo o início de um novo ciclo ou a era da individualização do coletivo, prevê a gerente do Instituto de Design do Senai/Cetiqt.Serviço:Agência Sebrae de Notícias - (61) 3348-7494 / 2107-9362Senai/Cetiqt - (21) 2582-1000 / 2582-1039

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