De olho no futuro da moda brasileira
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
LYCRA FUTURE DESIGNERS
De olho no futuro da moda brasileira
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
OUTSIDE THE BOX - CONCURSO DE ESTAMPAS
NO SITE TEM AS BASES DAS CAMISETAS EM COREL:
Em comemoração ao sucesso da marca, este ano acontece o concurso Outside the Box Vicinal – suas ideias ganham asas.
Acesse o site em www.vicinal.com.br e participe.
Crie uma estampa para a Vicinal e seja um dos 10 escolhidos para pensar fora da caixa, mexa sua massa encefálica agora!
Crie motivos para seu estilo.
Não esquecendo que a Vicinal atingem o consumidor masculino, entre 15 e 25 anos. Seu público é jovem, descolado e super moderno, faz parte da cultura Geek, que busca um entretenimento mais sofisticado, que pode ser criado e acessado de qualquer lugar.
Para validar a participação das peças será necessário que o participante conceitue a sua obra com uma descrição de até 500 caracteres. Esta descrição será feita no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Inscrições devem ser feitas até o dia 15 de agosto de 2009.
Primeiro colocado ganhará um troféu e uma viagem para Buenos Aires com acompanhante:
Transporte aéreo: Brasil / Buenos Aires / Brasil.
Traslado: aeroporto / hotel / aeroporto.
Hospedagem: 2 noites de hospedagem com café da manhã.
Atividades: passeio aos principais pontos turísticos da cidade (city tour).
Do segundo ao décimo lugar o aluno ira ganhar um look Vicinal, além de troféus.
CONCURSO ESTILISTA AGITTUS - CRIE OS UNIFORMES
Mais informações e regulamento em www.agittuscalcados.com.br
O concurso tem como objetivo selecionar a melhor proposta para a remodelagem dos uniformes profissionais
da Agittus Calçados, considerando as seguintes categorias:
Vendedores do sexo masculino;
Vendedores do sexo feminino;
Empacotadores e Caixas (unissex).
A inscrição será efetuada mediante:
1. Ficha de inscrição devidamente preenchida disponível em todas as lojas e no site da Agittus;
2. Linha de criação dos novos modelos (descrição do conceito criado pelo participante);
3. Croqui impresso e colorido de todas as peças;
4. Descrição de cada peça, com amostra do tipo de tecido proposto, no formato 10 x 10 cm.
Seguem as datas de todo o processo do concurso:
Período de inscrição – até 31 de agosto de 2009;
Avaliação das propostas pela Agittus – 17 de setembro de 2009;
Resultado final – 21 de setembro de 2009;
Premiação – 21 de outubro de 2009.
15º PRÊMIO FRANCAL TOP DE ESTILISMO: INSCRIÇÕES ABERTAS
PRAZO LIMITE PARA INSCRIÇÃO 18 de SETEMBRO de 2009 |
Estudantes de Moda, Design e Estilo, e profissionais que já atuam na área, podem se inscrever gratuitamente pelo website até o dia 18 de setembro.
Os interessados em participar desta edição podem ler o regulamento e se inscrever aqui pelo site. A premiação é aberta a estudantes dos cursos de Moda, Design, Estilo e outros relacionados, bem como profissionais que já atuem na área.
O Prêmio Francal Top de Estilismo leva em consideração dois critérios fundamentais: que o protótipo inscrito seja comercialmente viável e que siga o conceito de brasilidade, ou seja, ornamentos, materiais e/ou construção que representem um diferencial em relação à produção de outros países.
A edição deste ano vai premiar três colocados para cada uma das seguintes categorias:
• Calçado Feminino Social: Sandálias ou sapatos com construção clássica, solado e cabedal em couro ou outros materiais alternativos que caracterizem o estilo clássico;
• Calçado Feminino Casual ou Esportivo: Construção livre, solado e cabedal em couro ou qualquer outro material alternativo;
• Calçado Masculino Social: De linha clássica em todos os aspectos, construído em couro ou outro material pertinente ao conceito;
• Calçado Masculino Casual ou Esportivo: Qualquer tipo de construção ou solado, cabedal e solado de materiais diversos e adequados ao tipo de calçado; e
• Bolsa Social, Clássica, Casual ou Esportiva: De qualquer tipo, tamanho e material, pode seguir as linhas de inverno ou verão.
As inscrições feitas pelo site só terão validade se confirmadas por meio do envio do protótipo até a data limite de 18 de setembro. Não é permitido o envio de desenhos, amostras com identificação de marcas ou qualquer vínculo com empresas e nem peças produzidas com matérias-primas provenientes de espécies ameaçadas de extinção.
A coordenação do prêmio vai pré-selecionar as amostras recebidas para verificar se estão de acordo com a categoria inscrita e com os demais itens do regulamento. Somente aquelas que passarem desta etapa serão submetidas à comissão julgadora, formada por cinco renomados profissionais de moda.
Os vencedores em cada uma das categorias receberão um troféu e prêmios em dinheiro: R$ 2.000,00 para o primeiro colocado, R$ 1.500,00 para o segundo e R$ 1.000,00 para o terceiro.
Um dos prêmios mais cobiçados pelos participantes é a bolsa de estudos de três meses de duração numa das mais conceituadas escolas de moda do mundo, a Modapelle Academy, em Milão, Itália. A bolsa, oferecida pela FRANCAL e pela editora Moda Pelle, será sorteada entre os três vencedores de cada categoria presentes à cerimônia de premiação. As despesas de viagem, estadia e alimentação do ganhador da bolsa de estudos são custeadas integralmente pela FRANCAL.
A cerimônia de premiação acontece no mês de outubro, em data e local a serem definidos.
domingo, 9 de agosto de 2009
Matrioshkas Fashion
A Vogue Russa para comemorar seus 10 anos, chamou 31 designers, cada um para customizar uma das típicas bonequinhas do país, as Matrioshkas. Elas serão vendidas na Matrioshka Gallery, e a mais baratinha custa 5.000 euros (elas têm 50 cm).
Crédito das imagens: Vogue Russa (veja mais bonecas lá)
Visto no Ykone.
Burberry
Yves Saint Laurent
Versace
Valentin Yudashkin
Sonia Rykiel
Roberto Cavalli
Ralph Lauren
Prada
Oscar de La Renta
Nina Donis
Moschino
Marc Jacobs
Jitrois
Gucci
Céline
Fonte: abcDesign
Oscar do Design Mundial
O iF Product Design Award premia produtos que estão no mercado há até três anos ou que começarão a ser fabricados no ano do concurso, nesse caso, com lançamento até dezembro de 2010. Os produtos podem participar em 16 categorias: transportes, lazer/estilo de vida, áudio/vídeo, telecomunicações, computadores, escritório/empresa, iluminação, móveis/têxteis, casa/cozinha, banheiro/bem-estar, edifícios, design público/design de interiores, medicina/saúde, indústria, veículos especiais/tecnologia agrícola e estudos avançados.
DEBrazil
Coordenado pelo Centro de Design Paraná, o DEBrazil é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) em parceria com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Na edição 2009 do iF Product Design Award, 20 produtos brasileiros ficaram entre os 802 vencedores, selecionados entre quase 3 mil inscritos de 38 países.
DOCUMENTÁRIO SOBRE O MERCADO DE MODA
'PANO PRA MODA - UM DOCUMENTÁRIO SOBRE O MERCADO DE MODA BRASILEIRO'
"Pano pra Moda - Um documentário sobre o mercado de moda brasileiro" -, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2009, é um documentário realizado por Letícia Matos e, que tem como objetivo, debater questões com representantes de setores da indústria da moda ou que estejam ligados a ela, buscando detectar tendências e apontar possíveis caminhos para um dos segmentos mais promissores da economia brasileira.
No decorrer da discussão proposta por Matos, foram realizadas entrevistas com profissionais do segmento, como editores de moda, estilistas, fotógrafos, empresários e representantes de diversas instituições e que mostrarão como o setor movimenta de maneira expressiva o mercado brasileiro.
Alcino Leite, editor de moda da Folha de SP, diz que "a moda é um design e como design ela tem duas facetas: a face industrial e a criativa". Estas ampliaram suas fronteiras nos últimos anos e conferiram legitimidade à moda brasileira. Bob Wolfenson, fotógrafo renomado, foi um dos que se manifestaram diante do cenário fashion brasileiro atual: "Com o crescimento da indústria acho que surgiram muitos talentos. Houve um fluxo muito maior de pessoas e a quantidade trouxe a qualidade".
Com uma abordagem inédita, "Pano pra Moda - Um documentário sobre o mercado de moda brasileiro" abordará, dentro de um contexto histórico, qual a posição que a indústria da moda se situa na economia brasileira, o que ela representa para este mercado, as oportunidades, obstáculos e expectativas para o futuro.
Mais informações: www.documentariosdemoda.com.br
Mário Queiroz lança livro sobre moda masculina
O estilista Mário Queiroz lança seu mais novo projeto: um livro sobre moda masculina, que recebe o título de "O Herói Desmascarado - a imagem do homem na mídia".
A edição, publicada pela Estação das Letras e Cores, é resultado do mestrado que Mário realizou em Comunicação e Semiótica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Trata-se de um estudo de editoriais publicados na revista inglesa “Arena Homme Plus” - uma das únicas revistas totalmente voltada à moda masculina.
“A idéia é estudar como o homem contemporâneo lida com todas as cobranças - daí o termo herói - através da moda, do olhar dos fotógrafos, produtores e estilistas”, destaca o criador. O estilista e professor estudou editoriais que apontavam diversas faces do heroísmo - do militar ao provedor do lar.
O jornalista Lula Rodrigues, especializado em moda masculina e um dos mais renomados do País, escreveu a orelha do livro e o Dr. Norval Baitello Jr. - que orientou Mário no mestrado - assina a apresentação.
Em sua apresentação, Lula descreve o estilista como um homem forte e explica: “Para escrever sobre o homem, sua moda, seus modos, seus trajes, suas imagens e fantasias, no Brasil, o autor tem que ser, ‘antes de tudo, um forte’, assim como o sertanejo, descrito no livro, ‘Os sertões’, de Euclides da Cunha. Criar roupas para este homem contemporâneo, tratar dele como assunto acadêmico, tentar decifrá-lo em sala de aula, e fazer disso o seu ganha pão, aqui no Brasil, também é trabalho para um forte.”
“Sempre acreditei no papel da Moda como retrato de nossa sociedade, de nossa cultura. O livro deve agradar todos aqueles que se interessam em ‘ler’ os instigantes trabalhos dos grandes fotógrafos internacionais. Produtores, modelos, ‘beauty artists’, fotógrafos recriam a Moda dos Estilistas”, finaliza Mário.
FICHA TÉCNICA
TÍTULO: O HERÓI DESMASCARADO – A Imagem do Homem na Moda
AUTOR: Mário Queiroz
ISBN – 85-60166-20-6
Páginas: 151 – Peso: 0,22 Kg
Preço: R$ 35,00
Editora: Estação das Letras e Cores
Tel/fax (11)- 4191-8183
Informações sobre o estilista
Mário Queiroz é um dos estilistas de moda masculina mais importante da atualidade. Um dos poucos a desfilar moda exclusivamente masculina no São Paulo Fashion Week. Suas coleções estão em lojas multimarcas no país e em sua loja própria no bairro Jardins, em São Paulo, onde também está seu showroom.
Além de desenhar coleções, Mário é pesquisador e estudioso da área de moda. Por sua formação acadêmica ministra palestras em todo o país e é co-autor e diretor criativo do projeto Santa Catarina Moda Contemporânea. Desenvolve a linha de jóias para homens “Rommanel por Mario Queiroz”, e tem licenciamento na linha de tricôs com “Zanatta” – RS e underwear com a marca catarinense “Just for man”.
Como consultor já trabalhou com grandes empresas como Renner, Avon e atualmente a importadora de tecidos Silva Santos.
No ano do Brasil na França foi o único estilista de moda masculina convidado a desfilar e expor no Salão de Pret-à-Porter de Paris. E neste mesmo país participou do movimento em prol dos aidéticos da Africa no Projeto Ithemba.
Tem um trabalho voltado a decoração participando a convite da designer Baba Vacaro dos projetos de luminária da Dominici e de móveis com a Dpot.
Atua há mais de treze anos como professor da Universidade Anhembi Morumbi e criou e colaborou na implantação do curso de Designer de Moda na mesma instituição.
Abertas as inscrições da 8ª Edição do Prêmio Plante Casa
Prêmio Planeta Casa
Agora você tem mais uma chance de compartilhar as melhores idéias para um futuro mais comprometido com o meio ambiente.
O Prêmio Planeta Casa, terá suas inscrições prorrogadas até o dia 14 de agosto, esperamos ansiosos a sua inscrição.
Para maiores informações sobre o regulamento, segue o link:www.casa.com.br/planeta-casa
As inscrições são gratuitas
O Prêmio Planeta Casa, promovido pela Revista Casa Cláudia, em parceria com o movimento Planeta Sustentável, traz diversas novidades: site com conteúdo exclusivo, galeria de produtos e projetos premiados, catalogo virtual da edição 2009, vídeos com depoimento dos designers premiados e maior visibilidade em mídia impressa e eletrônica da editora Abril.
São seis categorias: Empreendimento Imobiliários, Ações Sociais, Produtos (Decoração/Eletrodométicos), Produtos (Materiais de Construção),Projetos Arquitetônicos, e Projetos de Interiores e Decoração.
Inspirado na seção mensal, Planeta Casa Cláudia, o Prêmio tem como objetivo, dar visibilidade aos projetos, ações e produtos pioneiros no desenvolvimento sustentável no Brasil, além de incentivar empresas, Ong´s e profissionais a adotarem o cuidado ao meio ambiente e a prática de responsabilidade social, como matéria prima em seus projetos.
IV Semana de Design Universidade Estadual de Maringá
O evento está marcado para o período de 28 de setembro a 3 de outubrode 2009.
É importante dizer que o evento possui ISSN e será publicado um CD-ROM com os trabalhos científicos apresentados.
Para mais informações: http://www.ddm.uem.br/